Últimas novidades

Confira nossos tratamentos

A PharmaStetic distingue-se por proporcionar a melhoria na sua qualidade de vida e do seu bem-estar.

Área de saúde estética cresce para o profissional farmacêutico

Área de saúde estética cresce para o profissional farmacêutico

O coordenador do curso de Farmácia do Unifeb, Gilmarcio Zimmermann Martins (CRF/SO 27.836), afirmou que o mercado de saúde estética está em alta para os profissionais de farmácia. Ele explica é que é uma área nova para o farmacêutico, iniciada em 2003, quando o Conselho Regional de Farmácia publicou resolução autorizando esse profissional a realizar procedimentos não invasivos na área de estética.

 

“Em 2014 foi publicada outra resolução autorizando técnicas invasivas, então hoje o farmacêutico pode trabalhar na área de estética tanto na parte invasiva, quanto na não invasiva”, afirmou. Gilmarcio, que também é diretor da seccional de Barretos do Conselho Regional de Farmácia, destaca que para que o farmacêutico atue na área de estética é preciso uma especialização lato sensu. “Ele precisa se aprimorar, trabalhar seus conhecimentos nesta área, apostilar o seu diploma e para atuar nesta área de estética”, orientou.

Ele ressalta que nenhum curso de graduação em farmácia dá ao profissionais a habilidade em estética. Segundo Gilmarcio, a graduação em farmácia tem duração de 5 anos e o curso de especializar ou pós-graduação de 1 a 2 anos. “São no mínimo 360 horas de especialização, com apresentação de monografia, de trabalho de conclusão de curso, tudo registrado pelo MEC”, afirmou. O professor garante que o mercado está carente de farmacêuticos especialistas na área de estética. De acordo com ele esse mercado cresceu 10% no último ano.

Gilmarcio diz que o farmacêutico na área de estética é o profissional que mais se aproxima do médico. “Legalmente o fisioterapeuta pode trabalhar com algumas áreas, porém algumas técnicas invasivas, por exemplo, o botox, os microvasos e preenchimentos com fio de sustentação, o profissional da fisioterapia não pode atuar. O biomédico é outro profissional que também pode fazer algumas técnicas estéticas, mas também com algumas restrições. O farmacêutico pode fazer praticamente as mesmas coisas que o médico, com exceção das técnicas cirurgicas.

Tudo o que for técnica cirúrgica, por exemplo, a lipoaspiração, o farmacêutico não pode fazer”, garante. Ele explica que o farmacêutico pode trabalhar na área de peles saudáveis. “Todas as disfunções de pele nós podemos atuar, não podemos fazer diagnóstico, apenas um médico pode fazer um diagnóstico”, destaca. “O farmacêutico nesta área é um profissional diferenciado, porque ele tem uma visão geral do corpo humano, uma visão diferente do fisioterapeuta e do biomédico. O farmacêutico pode também trabalhar junto aos medicamentos, como o farmacêutico é o profissional do medicamento e ele desenvolve os produtos cosméticos também, então ele tem conhecimento desde a produção, do desenvolvimento do produto até a aplicação e isso facilita na atuação estética, esse é o grande diferencial”, completa.

 Gilmarcio garante que para o sucesso profissional é necessário atualização constante. “Não adianta o profissional se especializar e parar no tempo, porque novos cosméticos entram no mercado todos os dias, técnicas estéticas saem todos os dias”, afirma. O professor orienta os interessados em procurar esses profissionais para a aplicação de procedimentos estéticos que as clínicas também devem ser regulamentadas. “Temos toda uma legislação na Vigilância Sanitária, na Anvisa, nos Conselhos Regionais para que as pessoas se atentem a isso, que procurem profissionais regulamentado, porque isso dá segurança ao tratamento, até para buscar seus direitos para caso aconteça algum problema”, finaliza.

 

Fonte: O Diário Online

Super User

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat, sed diam voluptua. Lorem ipsum dolor sit amet.

- Twitter - Facebook - Google+
Super User

A PharmaStetic

A PharmaStetic distingue-se por proporcionar a melhoria na qualidade de vida e no bem-estar de nossos clientes de forma humanizada e individualizada.

Recentes...

Newsletter